Governo Lula anuncia novo pente fino do INSS

Data: 24/08/2023
Por: Bernardo

Notícia quentíssima sobre o INSS: a ministra Simone Tebet afirmou que vai fazer uma busca minuciosa por fraudes. Ou seja, apertem os cintos porque tem um profundo e grande pente fino do INSS nos próximos dias aqui no Brasil. Vem comigo na notícia que eu vou te explicar todos os detalhes.

 

Olá, sejam bem-vindos ao canal INSS passo a passo. Uma grande novidade para abrir o vídeo: que nós também estamos no Facebook. Acesse a nossa página, o link está aqui na descrição. Lá, além de conferir os vídeos, tem muitas e muitas dicas sobre INSS e também auxílios e benefícios do governo federal. Só acessar rede social vizinho, vai lá no Face, curte a nossa página para você receber os conteúdos diretamente aí dessa forma também bem simplificado, além do YouTube, claro. A gente tá aqui todos os dias, mas agora no Face também para você acessar. O link está na descrição e só apertar curtindo não custa nada, você vai receber conteúdo de graça em primeiríssima mão e de excelente qualidade aí no seu celular.

Tá bom, vamos para o vídeo aqui. Olha só, notícia do dia: notícia quente afirma que a Simone Tebet promete avaliação minuciosa de benefícios do INSS para verificar erros e fraudes. Isso quer dizer pente fino. A ministra do planejamento diz que você pode economizar entre 10 e 20 bilhões de reais com essa medida. Vamos ver se tem algum alvo, vamos ver se você que tá recebendo seu O INSS aí tranquilamente corre algum tipo de risco. O que fazer para minimizar esses riscos? A gente sabe que sempre que é esses pente finos existem falhas do governo e algumas pessoas acabam tendo seu benefício cortado de forma indevida. Vem comigo que eu vou dar todos os detalhes para você não corre esse risco.

A ministra do planejamento e orçamento Simone Tebet adiantou que o governo fará uma avaliação minuciosa no estoque de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, que é o INSS, para identificar eventuais fraudes na concessão. Segundo ela, a economia poderia gerar entre 10 milhões a 20 bilhões de reais isso só de Economia com essas possíveis fraudes e irregularidades. O valor se refere a benefícios previdenciários com pensões e também aposentadorias.

Aí ela disse a seguir: “O escrevam isso com o INSS em determinado ano não sei se foi 2021 ou 2022 deu um salto significativo em beneficiários do BPC de retiro muito acima da média anual assim como aconteceu com relação ao Bolsa Família ascendeu-se o alerta aí quando se entrou muitos e muitos beneficiários principalmente aqueles que eram provenientes de famílias unipessoais”. De acordo com a ministra entre 2021 e 22 no governo Bolsonaro né. Aí vem sempre aquela rixazinha entre os dois governos houve um salto muito grande Acima da média na concessão de contribuições e também do BPC que é o benefício de prestação continuar.

Essas verificações já obtidas esse Alerta já está sendo dito tem bastante tempo de acordo com o Tribunal de Contas cerca de 10% dos benefícios que são pagos hoje no Brasil estão sujeitos Ou seja é tem muita chance de ser em fraudes 10% é uma muito alto o governo buscar ampliar as receitas para equacionar O desequilíbrio das contas públicas.

A previsão do próprio Ministério do planejamento é de um déficit de 145 bilhões de reais neste ano maior que o projetado gente é vem também uma questão de crítica e se atual governo com todas as críticas né mas o governo passado é fechado o ano com superávit ou seja sobrando dinheiro arrecadou mais do que gastou com o aumento de Bolsa Família aumento de benefícios e etc as contas do governo esse ano já estão projetadas a fechar com déficit ou seja com uma falta de quase 146 bilhões de reais e para cobrir essa falta então aí cortando aí benefícios para isso mesmo que são benefícios que são irregulares seria muito melhor cortar esses benefícios se o governo tivesse um equilíbrio nos seus gastos seria muito mais interessante Óbvio acontece esse benefício e isenção novos beneficiários cortam esses benefícios e pagam as dívidas do INSS.

O QUE É PENTE FINO DO INSS

O pente-fino do INSS é um programa instituído pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para analisar e avaliar determinados pagamentos de benefícios que podem estar sendo destinados de maneira incorreta ou ilegal. O objetivo do programa é identificar e eliminar possíveis fraudes e pagamentos incorretos, a fim de garantir que os recursos da Previdência Social sejam destinados às pessoas que realmente têm direito a eles .

O pente-fino do INSS é conhecido oficialmente como Programa Especial para Análise de Benefício com Indícios de Irregularidade. Durante o processo, os analistas do INSS examinam os registros de benefícios em busca de irregularidades, como falta de preenchimento de dados, documentações falsas ou incompletas, e acúmulo indevido de benefícios 1.

Os beneficiários cujos registros apresentam indícios de irregularidades são convocados pelo INSS para apresentar documentação e esclarecimentos. Caso seja constatada alguma irregularidade, o benefício pode ser suspenso ou cancelado .

É importante ressaltar que o pente-fino do INSS é um procedimento padrão do órgão e tem como objetivo garantir a integridade do sistema previdenciário. Se você é um beneficiário do INSS e recebeu uma convocação para o pente-fino, é importante atender à solicitação e apresentar toda a documentação necessária para comprovar a regularidade do seu benefício

CUIDADO COM O PENTE FINO DO INSS

O pente-fino do INSS é um programa que visa identificar e eliminar possíveis fraudes e pagamentos incorretos de benefícios. Se você é um beneficiário do INSS e está sendo alvo do pente-fino, o INSS normalmente envia uma convocação para que você apresente documentação e esclarecimentos.

Existem várias maneiras pelas quais o INSS pode notificar os beneficiários que estão sendo alvo do pente-fino. Algumas dessas maneiras incluem:

  1. Mensagem de texto (SMS) 2.
  2. Notificação no caixa eletrônico do banco onde o segurado recebe o benefício 3.
  3. Notificação no portal “Meu INSS” 425.
  4. Correspondência via correio 63.

É importante manter seus dados de contato atualizados com o INSS para garantir que você receba qualquer notificação enviada pelo órgão. Você pode atualizar seus dados através do portal “Meu INSS” ou ligando para a Central do INSS no telefone 135

Se você receber uma convocação do INSS para o pente-fino, é importante atender à solicitação e apresentar toda a documentação necessária para comprovar a regularidade do seu benefício. Caso seja constatada alguma irregularidade, o benefício pode ser suspenso ou cancelado

Saiba quem é o INSS

O INSS é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social, um órgão público responsável pelo pagamento de aposentadorias e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros e demais segurados, como microempreendedores individuais e contribuintes individuais 1. O INSS foi criado em 1990 a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e da Assistência Social (IAPAS) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

O INSS cuida da execução dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que é o regime público de previdência social no Brasil. Suas políticas são elaboradas pela Secretaria de Previdência e executadas pelo INSS, ambos vinculados ao Ministério da Economia. O objetivo da previdência social é garantir a renda do contribuinte e de sua família em alguns casos, como doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Para ter essa proteção, entretanto, é necessário estar inscrito no RGPS e contribuir com um valor mensal ao INSS.

O papel do INSS é executar os benefícios previdenciários previstos no Regime Geral de Previdência Social, incluindo controlar e realizar o pagamento de aposentadorias e de outros benefícios, como auxílio-doença e pensão por morte

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável por administrar e pagar uma série de benefícios aos trabalhadores brasileiros e demais segurados, como microempreendedores individuais e contribuintes individuais. Alguns dos benefícios oferecidos pelo INSS incluem:

  1. Aposentadoria por idade
  2. Aposentadoria por tempo de contribuição
  3. Aposentadoria por invalidez
  4. Aposentadoria especial
  5. Auxílio-doença
  6. Salário-maternidade
  7. Pensão por morte
  8. Auxílio-acidente
  9. Auxílio-reclusão
  10. Benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência (BPC-LOAS)

Cada benefício possui seus próprios requisitos e critérios de elegibilidade, que podem incluir idade mínima, tempo mínimo de contribuição, incapacidade para o trabalho, entre outros. É importante ressaltar que os benefícios previdenciários são financiados pelas contribuições dos trabalhadores ao INSS, portanto, é necessário estar inscrito no RGPS (Regime Geral de Previdência Social) e contribuir regularmente para ter direito a esses benefícios.

Veja conteúdo relacionado

Ver mais conteúdo