INSS começa a pagar hoje 2ª parcela do 13º e descontos indevidos de abril

Data: 26/05/2025
Por: Bernardo

Pagamentos serão feitos de forma escalonada, respeitando o número final do cartão de benefício de aposentados e pensionistas

Olá, querido(a) aposentado(a) e pensionista!

Sabemos que o 13º salário é um fôlego e tanto para as contas e para aquele merecido descanso. A primeira parcela já ajudou muita gente, e agora, a notícia que todos esperavam: a segunda parte do seu 13º salário do INSS já está batendo na porta da sua conta, ou, para muitos, já chegou!

Com a vida corrida, é fácil se perder nas datas e detalhes. Por isso, estamos aqui para descomplicar tudo para você. Vamos explicar tim-tim por tim-tim quando o restante do seu 13º será pago e, de quebra, tirar uma dúvida muito comum: o que fazer com aqueles descontos de mensalidades que, às vezes, aparecem no extrato sem a gente entender o porquê.

Afinal, seu direito é nosso compromisso de informação! E para que a gente possa aproveitar o que é nosso com tranquilidade, é fundamental estar bem informado e protegido.

Confira o vídeo completo no YouTube:

https://www.youtube.com/@InssPassoaPassoOficial

O calendário completo da segunda parcela do 13º salário do INSS

A notícia é boa e concreta: o INSS, mais uma vez, adiantou o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas em 2025. Isso significa que, em vez de esperar até o fim do ano, você recebe o benefício muito antes, dando um respiro para o planejamento financeiro e para os momentos especiais.

A segunda parcela é a parte principal, pois ela vem com os descontos do Imposto de Renda para quem se enquadra nas regras e, em alguns casos, pode ter outros ajustes. Mas não se preocupe: o importante é que o dinheiro está garantido e seguindo um calendário organizado.

Para você saber exatamente quando o seu dinheiro estará disponível, preste atenção nas datas abaixo. Elas são divididas de acordo com o valor do seu benefício e o último número do seu cartão de benefício (o Número de Inscrição Social – NIS), desconsiderando o dígito verificador que vem depois do traço.

Para quem recebe até 1 salário mínimo:

Se o seu benefício mensal é de até um salário mínimo, as datas da segunda parcela são estas:

  • Final do NIS 1: 26 de maio
  • Final do NIS 2: 27 de maio
  • Final do NIS 3: 28 de maio
  • Final do NIS 4: 29 de maio
  • Final do NIS 5: 30 de maio
  • Final do NIS 6: 02 de junho
  • Final do NIS 7: 03 de junho
  • Final do NIS 8: 04 de junho
  • Final do NIS 9: 05 de junho
  • Final do NIS 0: 06 de junho

Para quem recebe acima de 1 salário mínimo:

Já para quem recebe um valor superior a um salário mínimo, o calendário de pagamento da segunda parcela segue estas datas:

  • Finais do NIS 1 e 6: 02 de junho
  • Finais do NIS 2 e 7: 03 de junho
  • Finais do NIS 3 e 8: 04 de junho
  • Finais do NIS 4 e 9: 05 de junho
  • Finais do NIS 5 e 0: 06 de junho

É fundamental que você verifique o último número do seu benefício para não perder a data e garantir que o seu dinheiro seja acessado no dia certo. Você pode consultar essa informação no seu cartão de benefício, no extrato bancário ou, de forma muito prática, pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Como consultar o seu extrato de pagamento e a data exata?

Para ter certeza da data e do valor que será depositado na sua conta, a ferramenta mais confiável e acessível é o Meu INSS. É simples e rápido:

  1. Acesse o Meu INSS: Você pode usar o aplicativo no seu celular (disponível para Android e iOS) ou o site oficial no computador.
  2. Faça login: Insira seu CPF e a senha cadastrada. Se for seu primeiro acesso ou se esqueceu a senha, o sistema te guiará para criar ou recuperar.
  3. Localize o extrato de pagamento: Dentro do portal, procure pela opção “Extrato de Pagamento” ou “Extrato de Benefício”. Lá você encontrará todos os detalhes dos seus pagamentos, incluindo o 13º.

Consultar o extrato é uma ótima prática para acompanhar seus rendimentos e verificar se tudo está correto. Além disso, o Meu INSS oferece muitos outros serviços que podem facilitar a sua vida!

Mensalidades irregulares de abril: o INSS já está devolvendo!

Agora, vamos falar de um assunto que tira a tranquilidade de muita gente: os descontos indevidos no benefício. Infelizmente, não é raro que aposentados e pensionistas se deparem com cobranças de associações e entidades que eles sequer conhecem ou autorizaram.

Uma das principais preocupações recentes foi a respeito de mensalidades de abril que apareceram no extrato de muitos beneficiários. A boa notícia é que o INSS agiu rapidamente para corrigir essa situação.

Devolução automática para descontos de abril

Se você notou algum desconto de mensalidade em seu benefício referente ao mês de abril de 2025, e não reconhece essa cobrança, pode respirar aliviado. O INSS já está realizando a devolução desses valores de forma automática.

Isso significa que o dinheiro correspondente a essas mensalidades cobradas indevidamente já está sendo creditado junto com o pagamento regular do seu benefício de maio de 2025, que, como vimos, está sendo pago entre o final de maio e o início de junho, conforme o calendário do 13º.

Ou seja, para esses casos de abril, você não precisa fazer nada! O próprio sistema do INSS identificou e corrigiu o erro, e o valor será devolvido diretamente na sua conta, junto com o seu pagamento mensal. É um esforço do INSS para proteger o seu dinheiro e evitar que você tenha que se preocupar com burocracias desnecessárias.

E se tiver outras mensalidades antigas para reclamar?

Mas e se você já identificou outros descontos de mensalidades de associações em meses anteriores, que não foram de abril de 2024, e que você nunca autorizou? Não se preocupe, ainda é possível solicitar a devolução desses valores!

O INSS está empenhado em combater essas cobranças indevidas. Se você foi vítima desses descontos entre 2019 e 2024, pode e deve buscar o ressarcimento. O processo é simples e pode ser feito de casa:

  1. Acesse o Meu INSS: Pelo aplicativo no celular ou pelo site, faça seu login com CPF e senha.
  2. Busque por “Solicitar Devolução de Mensalidade Associativa”: Use a barra de busca ou procure por essa opção nos serviços disponíveis.
  3. Informe que não autorizou o desconto: O sistema pedirá que você confirme se a cobrança foi autorizada ou não. Marque a opção de não reconhecimento.
  4. Aguarde a análise: O INSS notificará a entidade responsável pelo desconto. Ela terá um prazo (geralmente 15 dias úteis) para apresentar a comprovação da sua autorização ou, caso não consiga, deverá efetuar o ressarcimento do valor.

Essa medida é um passo importante para proteger o seu benefício de fraudes e cobranças indevidas, garantindo que o seu dinheiro seja usado apenas da forma que você realmente autorizou.

INSS pagamento
Pagamento do 13º INSS/Reprodução

Atenção redobrada: cuidado com golpes!

Falando em proteção, é fundamental reforçar um alerta muito importante: cuidado com golpes! Infelizmente, criminosos aproveitam esses momentos de pagamento e dúvidas para tentar enganar aposentados e pensionistas.

O INSS tem canais oficiais e seguros para se comunicar com você. Fique atento(a) e desconfie de qualquer contato diferente:

  • O INSS NÃO manda SMS, e-mail ou mensagem de WhatsApp pedindo para você clicar em links, baixar aplicativos, ou fornecer dados pessoais como CPF, senhas, número de conta bancária ou dados do cartão para “liberar pagamentos” ou “devolver valores”.
  • O INSS NUNCA pede para você ligar para números desconhecidos ou fazer transferências bancárias para “receber” seu dinheiro.
  • Ninguém do INSS ou de bancos vai na sua casa para resolver questões de pagamentos ou solicitar documentos.

Canais oficiais do INSS: sua segurança em primeiro lugar

Para sua tranquilidade e segurança, sempre utilize os canais oficiais do INSS para qualquer tipo de consulta, solicitação ou informação:

  • Aplicativo ou site Meu INSS: A plataforma digital completa para você resolver a maioria das suas necessidades.
  • Telefone 135: A Central de Atendimento do INSS funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Você pode ligar e tirar suas dúvidas, agendar serviços e obter informações confiáveis.

Se receber qualquer contato suspeito, não clique em links, não responda, não forneça seus dados e denuncie! Proteja o seu benefício e a sua paz.

Seu benefício é seu direito: esteja sempre informado!

Receber o 13º salário e ter a certeza de que seu benefício está seguro, sem descontos indevidos, é um direito seu. A nossa missão é te manter bem informado para que você possa aproveitar cada centavo com tranquilidade.

Esperamos que todas essas informações tenham sido claras e úteis para você. O INSS segue trabalhando para agilizar os processos e garantir que os direitos dos aposentados e pensionistas sejam sempre respeitados.

Se surgir qualquer outra dúvida, não hesite em consultar o Meu INSS ou ligar para o 135. Eles são os seus melhores aliados para garantir que você esteja sempre por dentro do que acontece com o seu benefício.

Qualquer novidade importante, estaremos aqui para te contar!

Veja conteúdo relacionado

Ver mais conteúdo