Cuidado! Seu benefício do INSS pode ser bloqueado

Data: 11/08/2023
Por: Estela

Olá, tudo bem com você? Você está no blog INSS Passo a Passo, voltado exclusivamente para direitos de aposentados e pensionistas do INSS.

Não sei se você sabia, mas quando você faz a transição de uma conta, por exemplo, de um banco para o outro, o banco pode fazer um bloqueio, e seu benefício fica bloqueado por 60 dias. Isso é importante você saber porque às vezes muita gente que recebe benefício do INSS fica guardando no banco, e aí de repente o benefício fica bloqueado para empréstimo. Pode acontecer, isso é legal, é possível fazer isso, tá? Então, quero explicar o que você pode fazer para tentar resolver sua situação de forma mais simples.

O que acontece com o bloqueio de 60 dias?

Alguns bloqueios, a gente tem que entender o seguinte: se você mudou de banco, o INSS pode entender assim que pode ser uma fraude, né? Eu mudei de banco de repente, tudo que eu recebia seu benefício a vida toda no banco mudou, por que ele bloqueou seu benefício para empréstimo? Para o caso de alguém estar tentando te fazer uma fraude, um estelionato, te forçar alguma situação, ou alguém tivesse se apropriado do seu INSS de forma autônoma, ele fica bloqueado ali, na conta de recebimento, para que você comprove que é você mesmo.

Quando aparece essa informação, é porque foi avisado lá o INSS essa alteração. Ele vai ficar bloqueado por um prazo de 60 dias, sim, a contar da alteração do banco pagador. Então, é muito importante que vocês entendam isso que acontece. Aline, se acontece isso, o que eu faço, como que eu resolvo, o que é possível fazer?

Então vamos lá, primeiro passo: Se for mudar de banco e precisar fazer um empréstimo consignado, tente fazer no banco que você já está, se você tiver com urgência. Porque se você for transicionar, você vai ter que aguardar esse prazo. Então se seu subsídio para urgência, é melhor você fazer no primeiro banco que você já estava.

O que é preciso para o INSS fazer o desbloqueio do empréstimo consignado?

Para desbloquear essa opção no INSS, vocês precisarão ter acesso às plataformas. Todo mundo que for aposentado, pensionista, que receba algum benefício, tem autorização para contratar empréstimo consignado. Então essas pessoas vão acessar sua plataforma, vão entrar lá, e vão fazer a solicitação de desbloqueio.

Então é importante, ali, vocês saberem:

  • Entraram no “Meu INSS”, o que vocês fazem?
  • Colocou o seu login, a sua senha.
  • Você vai clicar no botão da lupa que aparece ali na parte superior da tela,
  • Vai clicar em “Novo Pedido”.
  • Para quem ficou bloqueado aqui para concessão, você vai entrar no “Meu INSS”, clicar na lupa, vai clicar também em “Novo Pedido”.
  • Você vai digitar “Desbloquear Benefício para Empréstimo”.
  • Em seguida, você clica em “Avançar”, no canto inferior da tela.
  • E aí o sistema vai processar a sua solicitação de desbloqueio.

Porque eles fazem esse trabalho, pessoal?

Porque quando ele trava, se for alguém tentando te dar um golpe, você não vai sofrer ele por causa desse golpe. Então é importante você saber e lembrar a vocês que o benefício que por conceder a menos de 90 dias não vai conseguir fazer imediatamente sua contratação de empréstimo. Isso é regra do INSS. É importante que você aguarde os prazos corretos para tentar solicitar o seu empréstimo, porque o benefício novo não consegue de forma imediata. E para vocês entenderem o prazo médio que o INSS leva para concluir um desbloqueio é de 30 dias. Mas nessa nova gestão, a gente vai ter que acompanhar como vai ficar, porque a informação que nós temos é que já está demorando um pouquinho mais para fazer esses desbloqueios. De janeiro para cá.

Agora eu solicitei o meu desbloqueio, como é que eu acompanho, como que eu sei quando que o INSS vai desbloquear?

Para vocês que quiserem acompanhar o andamento do desbloqueio, vocês podem clicar e consultar lá no seu extrato de empréstimo consignado. E assim que essa informação de desbloqueio for atualizada, vai aparecer no seu extrato que você já está liberado para realizar contratações de subsídio no seu benefício, tá pessoal?

Não sei se você sabia, mas quando você faz a transição de uma conta, por exemplo, de um banco para o outro, o banco pode fazer um bloqueio, e seu benefício fica bloqueado por 60 dias. Isso é importante você saber porque às vezes muita gente que recebe benefício do INSS fica guardando no banco, e aí de repente o benefício fica bloqueado para empréstimo. Pode acontecer, isso é legal, é possível fazer isso, tá pessoal?

Então, quero explicar o que você pode fazer para tentar resolver sua situação de forma mais simples. O que acontece com o bloqueio de 60 dias? Alguns bloqueios, a gente tem que entender o seguinte: se você mudou de banco, o INSS pode entender assim que pode ser uma fraude, né? Eu mudei de banco de repente, tudo que eu recebia seu benefício a vida toda no banco mudou, por que ele bloqueou seu benefício para empréstimo? Para o caso de alguém estar tentando te fazer uma fraude, um estelionato, te forçar alguma situação, ou alguém tivesse se apropriado do seu INSS de forma autônoma, ele fica bloqueado ali, na conta de recebimento, para que você comprove que é você mesmo.

Quando aparece essa informação, pessoal, é porque foi avisado lá o INSS essa alteração. Ele vai ficar bloqueado por um prazo de 60 dias, sim, a contar da alteração do banco pagador. Então, é muito importante que vocês entendam isso que acontece. Aline, se acontece isso, o que eu faço, como que eu resolvo, o que é possível fazer?

Essas são as informações sobre o pente fino proposto pela Previdência Social. Espero que tenha sido útil para você. Caso tenha alguma dúvida ou precise de mais esclarecimentos, estamos à disposição para ajudar, basta comentar aqui no post.

Ah, vale lembrar que além de acompanhar o blog, é muito importante se inscrever em nossos canais do YouTube, afinal, eles são a ferramenta perfeita para te manter informado em tempo real sobre seus direitos. Clique AQUI para se conhecer o canal INSS Passo a Passo e AQUI para visitar o INSS Sem Segredo. Até logo!

Veja conteúdo relacionado

Ver mais conteúdo